Rádio Turunas

Nesta emissora você encontra as primeiras gravações em 78 rpm, antológicos LPs, produções atuais e lançamentos exclusivos do portal. Dedicada a todos os estilos, épocas e artistas do violão brasileiro, o repertório inclui solistas estrangeiros que interpretam gêneros musicais do Brasil e violonistas nacionais que gravam temas de outros países. Escolha as opções e divirta-se.

Playlists

Para ouvir, clique à direita para abrir o player em popup, com três tipos de playlist. Selecione uma delas e a rádio executará músicas de uma lista gerada aleatoriamente. O player permite que você pause, avance, pule ou recue para ouvir novamente uma música. Após algumas horas, a lista acaba e você pode ir para outra playlist. Mas se desejar permanecer na mesma, é preciso fechar o player e abri-lo novamente. Assim, uma nova lista aleatória é gerada com repertório diferente da lista anterior.


violao-ilustracao

Solo e Orquestra

Tem repertório formado por peças de violão solo, música de concerto e de câmara.

pandeiro-ilustracao

Fole, Sopro e Batuque

Para ouvir o violão acompanhado de outros instrumentos, como sanfona, gaita, piano, clarinete, pandeiro e de conjuntos maiores com baixo e bateria.

metronomo-ilustracao

Todos os sons

Aqui você encontra uma mistura das duas playlists anteriores.

Documentos Sonoros

Neste espaço publicamos antigos programas de rádio dedicados ao violão, além de entrevistas e gravações caseiras de valor histórico realizadas em saraus informais. Os primeiros documentos  que  disponibilizamos fazem parte do acervo particular do pesquisador Alessandro Soares. Para alimentar este espaço convidamos internautas, colecionadores e interessados em compartilhar esses e outros tipos de materiais de suas coleções.

Clique aqui para acessar.

turunas

Os Turunas

Saudamos os pioneiros do violão que tocavam em festas de carnaval e cinemas da década de 1910 e atraíam grande público nas rádios de 1920. Este movimento inicia com o Grupo Caxangá, liderado por João Pernambuco. Seus integrantes vestiam trajes sertanejos, chapéus, sandálias e cantavam repertório original de choros, cocos e emboladas. O sucesso do Caxangá deu origem a outros conjuntos com estética semelhante. Entre eles, Oito Batutas (de Pixinguinha), Turunas Pernambucanos (com Jararaca e Ratinho) Turunas da Mauriceia (de Augusto Calheiros e Romualdo Miranda), Turunas Paulistas (com Américo Jacomino) e Bando dos Tangarás (de Almirante, Henrique Brito e Noel Rosa).