Posts encontrados para tag Paulo Bellinati

Show 100 Anos de Garoto reúne artistas de variadas gerações em repertório que inclui inéditas

Nesta sexta (23) e no sábado (24) ocorre o show 100 Anos de Garoto: o gênio das cordas. São duas apresentações únicas no Teatro Paulo Autran - Sesc Pinheiros que reúnem, pela primeira vez, grandes nomes da música brasileira para uma homenagem ao multi-instrumentista Aníbal Augusto Sardinha, mais conhecido como Garoto. O elenco é formado por Guinga, Yamandu Costa, Paulo Bellinati, Henrique Cazes e Marcello Gonçalves, Moderna Tradição, Xênia França, Guilherme Held e Caixa Cubo Trio. Eles dividem o mesmo palco para interpretar, com novos arranjos, composições conhecidas e inéditas de Garoto

O violão jobiniano

Foi num violão que nasceu Águas de Março. Debruçado nele, Tom Jobim tomava as primeiras anotações num papel de embrulho de pão. Estava numa casinha de pau-a-pique, apelidado de Barraco 2, num lugar chamado Poço Fundo, no estado do Rio de Janeiro, onde costumava passar finais de semana, enquanto sua casa maior era construída. Essa história evidencia o quanto o violão vai além de um cantinho na arquitetura musical jobiniana.

Festival de Violão em Porto Alegre reúne concertistas internacionais

Reunindo alguns dos maiores violonistas da atualidade, o IX Festival de Violão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) começa nesta terça-feira (03/10) e ocorre até domingo (08/10) em Porto Alegre, no Auditorium Tasso Correa do IA/UFRGS. Coordenado pelo professor Daniel Wolff, o evento traz nomes internacionais como o argentino Eduardo Isaac (premiado em concursos internacionais de relevância mundial, com discos gravados pela Decca, GHA e Sony Classical), o italiano Alessio Nebiolo (professor do Conservatório de Genebra), os argentinos Javier Bravo e Silvana Saldaña (da Universidade Nacional de Artes de Buenos Aires), Marcos Dalmacio, Conrado Paulino e o duo de flauta e violão peruano Matices. Do Brasil, teremos o duo formado pelos celebrados Marco Pereira e Paulo Bellinati, além da violonista e musicóloga carioca Márcia Taborda e os mineiros Michel Maciel e Guilherme Vincens. A prata da casa está muito bem representada pela camerata Violões de Porto e pelos professores de violão da UFRGS e seus convidados.

Amigos presenteiam Alexandre Ribeiro com show no Auditório Ibirapuera

O clarinetista e compositor paulista Alexandre Ribeiro, que completou 36 anos no último dia 12, receberá um grande presente dos amigos nesta sexta-feira (17/8), no Auditório Ibirapuera. “O show Um Abraço no Alê “será uma celebração de amizade e de música”, define Gisela Gonçalves, diretora da gravadora Borandá, que idealizou e produziu a homenagem. Vão passar pelo palco Yamandu Costa (violão de sete cordas), Marco Pereira (violão), Paulo Bellinati (violão aço), Swami Jr. (violão de sete cordas), Toninho Ferragutti (acordeom), Bebê Kramer (acordeom), Nailor Proveta (clarinete), Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo) e Roberto Angerosa (percussão).

Violão brasileiro concorre no Grammy Latino com Yamandu Costa e Brasil Guitar Duo

O violão brasileiro está muito bem representado na competição do Grammy Latino 2018, cujos vencedores serão anunciados em 15 de novembro, em Las Vegas. Para começar, Yamandu Costa recebeu duas indicações. Concorre a melhor álbum instrumental, com o disco Recanto (Bagual), e, ao lado de Renato Borghetti, a melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa, com Borghetti/Yamandu (Estação Filmes). Também na disputa está o Brasil Guitar Duo, de Douglas Lora e João Luiz Rezende. A dupla é finalista na categoria melhor álbum de música clássica, com o disco Leo Brouwer: The Book of Signs/ Paulo Bellinati: Concerto Caboclo (Naxos), gravado na companhia da Delaware Symphony Orchestra, que tem sede em Wilmington, Delaware, Estados Unidos, sob regência do maestro também americano David Amato.
NIG

Tags